sábado, 18 de agosto de 2012

Escola e inclusão


            As pessoas portadoras de necessidades especiais já foram consideradas como aleijadas e incapazes.  Não havia nenhuma possibilidade de exploração de suas capacidades ou aprendizado e seus familiares geralmente os mantinham escondidos com medo do preconceito e exclusão. Qualquer criança que manifestasse um comportamento diferente do padrão era considerada como deficiente mental e descriminada dentro da maioria das instituições escolares.
 Esta parcela da população passou a ser integrada na sociedade com mudanças ocorridas na educação brasileira, campanhas, discussões e movimentos de lutas que resultaram em criações de escolas especiais especializadas para deficientes.
Atualmente vivemos a época da inclusão e “alunos especiais” tem seus direitos garantidos na Constituição Brasileira e na LDB porém estamos longe de uma educação de qualidade, as escolas estão carentes de matériais escolares e infraestrutura adequados, os profissionais necessitam capacitação, aperfeiçoamento e atualização. Não basta apenas ter o aluno especial na sala de aula, são necessários recursos para desenvolver suas potencialidades.

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