O relato da professora do vídeo mostra que a inclusão é possível e pode trazer grandes benefícios não somente para o aluno deficiente mas também para a professora e os demais alunos da turma.
A professora julgava que a deficiência de Peter impedia que ele conseguisse algum avanço a nível intelectual e desta forma não oferecia atividades para o aluno, ele frequentava a turma, mas não estava incluído, não realizava interação. A professora mudou sua proposta pedagógica em relação ao aluno, começou a oferecer atividades, testar sua capacidade de aprendizagem, colocou também um colega para lhe auxiliar promovendo a verdadeira inclusão de Peter na turma e descobrindo sua capacidade de aprendizagem.
O professor que trabalha com alunos que possuem necessidades especiais deve sempre procurar alternativas para promover o aprendizado, incentivando e promovendo interação com os colegas. O trabalho exige paciência, determinação e estudo, porém é extremamente gratificante contribuir para a superação das dificuldades, trazendo métodos que desenvolvam suas habilidades, contribuindo para a sua cidadania dentro da sociedade.