quinta-feira, 4 de outubro de 2012

A história de Peter

O  relato da professora do vídeo mostra que a inclusão é possível e pode trazer grandes benefícios não somente para o aluno deficiente mas  também para a professora e os demais alunos da turma.
A professora julgava que a deficiência de Peter impedia que ele conseguisse algum avanço a nível intelectual e desta forma não oferecia atividades para o aluno, ele frequentava a turma, mas não estava incluído, não realizava interação. A professora mudou sua proposta pedagógica em relação ao aluno, começou a oferecer atividades, testar sua capacidade de aprendizagem, colocou também um colega para lhe auxiliar promovendo a verdadeira  inclusão de Peter na turma e descobrindo sua capacidade de aprendizagem.
O professor que trabalha com alunos que possuem necessidades especiais deve sempre procurar alternativas para promover o aprendizado,  incentivando e promovendo interação com os colegas. O trabalho exige paciência, determinação e estudo, porém é extremamente gratificante contribuir para a superação das dificuldades, trazendo métodos que desenvolvam suas habilidades, contribuindo para a sua cidadania dentro da sociedade.     

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)


O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é considerado uma síndrome que se caracteriza na criança com períodos de desatenção, hiperatividade e impulsividade, tais aspectos vêm causar sérios comprometimentos ao próprio indivíduo e a outras pessoas do seu convívio social, seja em casa na escola ou no trabalho, com isso percebemos que pessoas com TDAH têm dificuldades para ficarem atentas a coisas por mais tempo que outras. 

No vídeo de TDAH na escola os professores procuram sanar essas dificuldades desenvolvendo práticas que estimulem seus alunos a participar constantemente das atividades onde fazem uso da pedagogia do elogio como um recurso motivador. Na verdade é possível que algumas crianças precisem de tratamento onde dependam de medicação e acompanhamento especializado, como: psicólogo, fonoaudiólogo,  terapeuta ocupacional ou psicopedagogo.